segunda-feira, abril 25, 2011


Referencias das imagens publicadas anteriormente.

Maria Jandira de Castro Maropo (EMEF Flórida Mirim - 2º ano ensino fundamental)
jandmaropo@uol.com.br
Mongaguá SP, SP

Durante o ano viajamos pela cultura afro, entre imagens, histórias, danças, músicas, comidas... Conhecemos um pouquinho mais desta rica cultura que tanto nos influenciou.
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O Ensino de Arte Contemporânea em Escola do Município de São Lourenço do Sul

A Arte Contemporânea trabalhada na escola, propicia situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confronto de idéias que só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda, é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço para a grande maioria dos alunos brasileiros e gaúchos, do que qualquer período histórico da arte, e que, portanto, não pode ser desperdiçada.

Foi possível verificar na escola analisada o ensino de conteúdos relativos à arte contemporânea, mais enfaticamente sobre a Bienal do Mercosul. No entanto as professoras relatam que não intensificam esses estudos por questões que vão da falta de formação na área, a um contato mais próximo com a produção contemporânea em arte. A própria diversidade de proposições da Arte Contemporânea, e a concentração de eventos do gênero em cidades maiores, tornam-se uma barreira para a sua melhor compreensão a uma grandiosa parcela do público, mesmo que esta situação venha sendo diminuída aos poucos. A Bienal do Mercosul, segundo relatos das professoras, se torna um exemplo importante. Para o caso estudado, influenciou na forma de abordagem da Arte Contemporânea, a divulgação por parte de variados veículos da mídia, que sem isto, a experiência de analisar a produção contemporânea em sala de aula se tornaria bem menos exeqüível, já que a dificuldade com bibliografia e material didático também foram relatadas.

Ainda assim o fato de professoras de arte não virarem as costas ao que está acontecendo na própria região em termos de manifestações do gênero, mostra-se um dado bastante positivo.

*Professor de História da Arte IAD/UFPel, coordenador do Pólo Arte na Escola IAD/UFPel. roberto.heiden@yahoo.com.br

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Educar para a compreensão da Arte.

Preparação para as observações no ensino de artes visuais em ensino fundamental e médio:

Nesta semana começaremos a nos preparar para as observações a serem realizadas. O objetivo desta proposta é a reflexão sobre formas de planejamento e ações pedagógicas a partir de situações reais de ensino-aprendizagem.
Cada um de vocês observará aulas de artes visuais ministradas por outro professor/a , observando algumas questões fundamentais para a nossa discussão sobre modos de aprender em artes visuais.
Seria interessante que fossem observadas aulas de artes visuais no ensino fundamental e no ensino médio. Sugiro que a turma seja dividida em dois grupos e que cada grupo observe um dos dois níveis de ensino. Poderíamos dividir conforme a lista, por ordem alfabética. Os alunos de A até a Maria Clara observam o nível ensino fundamental e os outros o nível ensino médio. Porém, se alguém tem dificuldades de acesso em relação a um destes níveis poderia escolher o mais acessível.

A observação deverá considerar quatro aspectos principais:


1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:
Nível de ensino, tipo de escola (rede, rural, urbana...), número de alunos, faixa etária, perfil geral da turma, nível de motivação...


2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):
Formação, tempo de atuação, formas de relacionamento com alunos, forma de trabalho (princípios, referências) pelo que é possível perceber na observação...



3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:
Características do espaço físico, tipo de sala, móveis, materiais e recursos disponíveis, presença de imagens na sala (quais?), periodicidade das aulas de artes...



4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
Descrição da proposta da aula, análise dos elementos que fizeram parte da aula, interação entre alunos e professor/a no desenvolvimento da proposta, percebe-se que houve planejamento?, adequação da proposta (Funcionou? Proporcionou a construção de conhecimento? Por que?)...

Estas sugestões de aspectos a observar, em cada um dos quatro pontos, podem ser acrescidas de outras que forem julgadas pertinentes e interessantes no momento da observação.


Atenção: este não é um trabalho de entrevista, mas de observação. Procurem coletar os dados apenas a partir do que vocês observarem, interagindo o mínimo possível com professor/a e alunos.

O resultado desta observação e reflexão realizada a partir dela deverão ser apresentados em momento posterior (Semana 11).

Está prevista a entrega de um relatório, contendo o que foi observado em relação aos quatro pontos solicitados e com um texto reflexivo após esta parte mais descritiva. Nesta reflexão pessoal deverá ser apresentada uma análise com base nas reflexões teóricas que estamos realizando, com vistas à questão de como se aprende arte e o que é importante considerar quando planejamos nossos programas de ensino e aulas de artes visuais.
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PCNs- Parametros Curriculares Nacionais/ Ensino Fundamental

SEMANA: 03

A Área de Artes Visuais nos PCNs.

São instrumentos importantes para o planejamento e organização curricular.
Para a área de Artes, temos entre outros:

PCN- Séries Iniciais do Ensino Fundamental- 1997
PCN- Séries Finais do Ensino Fundamental- 1998
Referenciais Curriculares Nacionais para EducaçãoInfantil, incluindo a área de artes- 1998
PCN da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, que inclui a área de artes para o Ensino Médio- 2000
Orientações curriculares para o Ensino Médio, incluindo a área de artes- 2006

O acesso as informações pode ser feito através do site do MEC.

TAREFA: o1
Ler o texto e realizar uma análise da estrutura do documento, os elementos que compõem e o que é contemplado nos objetivos e conteúdos gerais para a área de Artes, atentando para os três eixos de aprendizagens.

TAREFA: 02
Responda:
De que forma os elementos presentes nos PCN para Séries Finais do Ensino Fundamental, pode ajudar o professor na sua tarefa de planejar suas aulas e programa de ensino? Você já utiliza este referencial para elaborar suas ações pedagógicas? De que forma?
Forum de discissões sobre apreciação dos PCN.

SEMANA: 04

EDUCAR para compreensão da ARTE?

Educar para quê?

De acordo com o pensamento vários autores contemporâneos um dos principais objetivos da educação na área de artes é educar para a compreensão da arte, em suas diversas formas de manifestação e linguagens.
Referencial para essa questão: Fernando Hernández
"A estranha 'fala' da arte contemporânea e o ensino da arte". de Anita Prado Koneski

TAREFA: 01
Elabore uma posição pessoal diante da problematica educar para a compreensão da arte de nosso tempo, argumentando e fundamentando sua posição.

Fórum: "Educar para a compreensão da ARTE"!
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terça-feira, abril 12, 2011


Disciplina: PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS


PLANEJAMENTO EDUCACIONAL EM ARTES VISUAIS




PROFESSORA -PESQUISADORA e FORMADORA: Andrea Hosftaetter


Tutora a distância : Lúcia Moraes


Tutora a distância : Patrícia Vianna Bohrer




SEMANA: 01 Como se aprende Arte?

TAREFA: 01 Busca de memória do próprio processo de aprendizagem em Arte, reflexão.

Relato de uma experiência de ensino-aprendizagem em que houve construção.

Relato de uma experiência de não houve construção de aprendizagem.

TAREFA: 02

Acesso do site INSTITUTO ARTE NA ESCOLA escolher um relato e fazer uma apreciação crítica, se for o caso sugerir alterações e observar as situações de aprendizagem.

SEMANA: 02 DESAFIOS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS

TAREFA: 01

Após a leitura do arquivo e reflexão sobre as questões abordadas, escolha uma obra ou proposta artística contemporânea e elabore uma situação de aprendizagem.

Leitura de apoio: Fernando Hernández, Analice Dutra Pillar e Lucimar Bello Frange.



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