terça-feira, maio 10, 2011


A Arte e suas maravilhas.





















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A Beleza da Natureza.



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SEMANA: 06

Continuidade da tarefa em grupos, da semana 5.
Cada grupo, após o trabalho concluído, postará o seu trabalho no fórum de apresentação, abaixo. Estarão à disposição para leitura de todos e discussão - a acontecer no fórum de discussão (Ensino de artes - panorama histórico).

Atenção: de preferência não deixem para postar o trabalho somente ao final da semana, para que seja possível a leitura e comentários ainda no decorrer da mesma.

Texto para leitura complementar:
Como fechamento deste estudo sobre aspectos históricos de nosso campo de atuação é muito interessante a leitura de um texto de Michael Parsons, que nos aponta para necessidades de transformar o ensino de arte diante do que se nos apresenta no campo da produção artística contemporânea - o que também se relaciona com uma discussão já realizada no tópico da semana 4. O texto se intitula: Mudando direções na arte-educação contemporânea e está disponível na internet. (Acesse aqui)
Além do fórum para postagem dos arquivos de apresentação dos grupos, abaixo, está aberto um fórum de discussões para questões que surgirem a partir da leitura e dos estudos realizados sobre tendências pedagógicas na história.


A apresentação de slides de cada grupo deverá ser postada no tópico com o nome da escola no fórum de discussão "Tendências pedagógicas e o ensino de artes". Este fórum se destina somente às postagens dos grupos.

Fórum para discussão do texto e outras questões das escolas pedagógicas: Ensino de artes - panorama histórico.


Tendências pedagógicas e o ensino de artes - trabalhos dos grupos Fórum Fórum de discussão: Ensino de artes - panorama histórico
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segunda-feira, maio 02, 2011


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Mediação, Educação e Cultura Visual: uma breve reflexão sobre as propostas de Fernando Hernández. Por Anderson Magalhães

Nesse texto pretendo pensar a atividade de mediação dentro da galeria de arte como uma prática educacional complementar da vida escolar dos alunos, não só como uma forma de aproxima-los das obras de arte e do ensino de arte como também uma forma de se desenvolver e analisar questões voltadas ao vasto campo da cultura visual. Isso tendo como base as propostas apresentadas pelo autor Fernando Hernández nos capítulos cinco e seis de seu livro Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho.


O capítulo cinco se intitula A pesquisa sobre a compreensão: a interpretação como chave da educação escolar, e partira de concepções construtivistas sobre conhecimento e educação, abordando questões sobre desenvolvimento humano, apreciação estética e arte na pós-modernidade. As idéias construtivistas dizem respeito a noção de conhecimento não como uma coisa a ser apenas transmitida, mas como uma relação dialética entre o que conhece (sujeito) e o que é conhecido (objeto), instituído em um processo socio-histórico-cutural. Em relação as noções de desenvolvimento cognitivo, Piaget acreditava que a inteligência humana passa por estágios de desenvolvimento lineares, ascendentes e universais, esse pensamento já criticado desde os anos 70 passou a ser relativizado de acordo com o contexto cultural e encarado de forma complexa, e não mais como fases bem delimitadas. O conceito de conhecimento artístico também sofreu modificações, e passou a ser analisado como parte fundamental do conhecimento humano principalmente como uma forma de decodificarão e leitura de símbolos culturais, levando em conta tanto a produção das obras de arte como a compreensão dessas. A apreciação estética entendida como uma forma do desenvolvimento cognitivo, pode revela formas socialmente construídas de percepção do belo e a origem de certas referências culturais, que surgem a partir do questionamento e do dialogo sobre obras de arte ou imagens em geral. A pesquisa de Parsons apontada no texto de Hernández mostra cinco etapas diferentes de apreciação estética, que vão desde as percepções básicas da imagem (representação) até o cume do processo que seria a interpretação autônoma do indivíduo frente a imagem, essas etapas são: 1-favoritismo, 2- beleza e realismo, 3- expressão, 4- estilo e forma, 5- autonomia. Em meio as discussões sobre ensino de arte não poderia faltar as questões que envolvem o momento histórico em que vivemos, a contemporaneidade, também chamada de pós-modernidade. “ Tal como o formula Hargreaves, o pós-moderno pode ser considerado um fenômeno estético, cultural e intelectual que abarca um conjunto concreto de estilos, práticas e formas culturais nas artes plásticas, na literatura, na música, na arquitetura, na filosofia e no discurso intelectual em geral – pastiche, colagem, desconstrução, falta de linearidade, mescla de períodos e estilos, etc.” É muito importante se refletir sobre o conceito de pós-modernidade, pois isso influenciar todos os campos do saber gerando novos paradigmas no conhecimento. A arte passa a ser a representação de significados culturais e sociais , ganha assim um vasto campo para a livre interpretação, já que em um obra de arte não há mais verdades absolutas e tudo dependera do olhar que se lança sobre ela de acordo com o contexto em que se vive. Como ponto central desse capitulo cinco está a noção de interpretação como chave para a educação. ”Interpretar é, portanto, decifrar. Implica decompor um objeto (representação) em seu processo produtivo, descobrir sua coerência e dar aos elementos e às fases obtidas significados intencionais, sem perder nunca de vista a totalidade que se interpreta”. Entendida dessa forma a interpretação exige do indivíduo buscar em suas experiência pessoais significados que possam ser associados ao que ele esta vendo, essas associações colaboram para que o indivíduo complete o que ele já conhece com o novo conhecimento adquirido de acordo com suas necessidades e seu contexto socio-cultural, tornando-se um ser autônomo capaz de pensar e recriar seu próprio mundo, que me parece ser o grande objetivo da educação construtivista como um todo.


http://mediadoresdearte.blogspot.com/2010/03/mediacao-educacao-e-cultura-visual-uma.html
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Tarefa da semana-05

SEMANA-05

30 de abril a 06 de maio


Tendências pedagógicas e o ensino de artes - panorama histórico

Neste módulo de nossos estudos realizaremos uma breve pesquisa sobre alguns aspectos da história do ensino de artes visuais no Brasil. Qual o objetivo deste estudo?

Diz Ana Mae Barbosa:
"É fundamental conhecer a história do ensino de arte para perceber a realidade atual e lidar criticamente com ela."

Desejamos, pois, responder às seguintes questões:
- Até que ponto nossas ações no ensino de artes estão demarcadas pelas experiências anteriores?
- Qual a contribuição de cada período histórico para o nosso pensamento em educação e arte?

Conforme Ana Mae Barbosa é preciso unir a consciência histórica e a reflexão crítica para construir práticas e teorias que atendam à realidade atual e que possibilitem a aquisição de conhecimentos em arte.
Considerar a área de artes como área de conhecimento é algo relativamente novo em nossa história. E é o enfoque que a área recebe a partir da nova legislação da educação.

Em nossa história há uma sucessão de diversos modos de conceber o processo de ensino-aprendizagem em arte. O ensino de arte está relacionado com os diferentes modos de conceber processos educacionais, de maneira geral. E também se relaciona com os próprios modos de conceber arte e processos de criação artística.

De acordo com FERRAZ e FUSARI (Metodologia do Ensino de Arte, constante na bibliografia), há duas vertentes principais entre as tendências pedagógicas:
1. A idealista-liberal:
"A educação por si só garante a construção de uma sociedade democrática e igualitária". Fazem parte desta tendência as escolas tradicional, nova e tecnicista.
2. A realista-progressista:
Surge nos anos 60. Acredita no poder da escola, especialmente a escola pública, no processo de conscientização do povo, no sentido de ocasionar transformações no instituído. Fazem parte desta vertente as escolas libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos e construtivista.

Estudaremos de que maneira o ensino de artes foi pensado e praticado em cada uma destas tendências formando seis grupos de estudo, que serão subdivididos em pequenos grupos para facilitar o trabalho:
Grupo 1: Escola tradicional
Grupo 2: Escola nova
Grupo 3: Escola tecnicista
Grupo 4: Escola libertadora e escola libertária
Grupo 5: Escola crítico-social dos conteúdos
Grupo 6: Escola construtivista
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Os seis grandes grupos de estudo se subdividirão em grupos menores , de quatro a cinco participantes. Cada grupo vai elaborar uma apresentação de slides em PowerPoint sobre a escola estudada para ser apresentada em forma de seminário.
Os grupos se organizarão por escolha livre, compondo-se de 4 ou 5 pessoas e inscrevendo-se em uma das seis tendências pedagógicas indicadas. Porém devem observar que pode haver no máximo 3 grupos em cada tendência. O espaço para as inscrições dos grupos é o fórum deste módulo, que já está dividido em seis tópicos, conforme as seis tendências.

O material de pesquisa deverá ser buscado na internet ou na bibliografia do plano de ensino. Algumas autoras que tratam desta questão: Ana Mae Barbosa, Fusari e Ferraz, Mirian Celeste Martins, Rosa Iavelberg.

Aspectos a pesquisar:
- Caracterização geral da escola e enfoque principal para a metodologia do ensino de artes no período.
Reflexão a partir da pesquisa:
- O que permanece presente desta forma de concepção do ensino no contexto atual, considerando principalmente o ensino de artes visuais?
- Podemos aprender algo desta escola?



Atenção! Os grupos deverão se inscrever em cada uma das escolas pedagógicas ou tendências livremente, no fórum abaixo, não sendo mais conforme a sugestão anterior. Observem que em cada uma das tendências deverá haver três grupos de 4 ou 5 pessoas.

Teremos esta e a semana seguinte para trabalhar nesta tarefa.
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