terça-feira, junho 30, 2009


Portfólio

Portfólio



O portfólio tem o objetivo de dar oportunidades de aprendizagem ao corpo docente e também aos alunos, ele contribui para o educador fazer uma reflexão profissional de acordo com Zeichner (1993) “quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional”.
O objetivo dessa reflexão é levar o professor a conhecer melhor o seu trabalho, só assim “quem é o aluno que está a sua frente, o que quer, de que precisa, o que entende, qual a linguagem adequada para dialogar com ele?”
Então devemos concluir que a reflexão, avaliação e o uso do portfólio são essenciais para realizar uma auto-avaliação sobre a eficácia do ensino e com isso ter profissionais com mais qualidade no ensino, através do portfólio a visão desse educador vai estar aberta para novas tendências da educação.
Não acredito que essa tarefa será fácil, pois quando falamos em mudanças, em criticas ao que realizamos, estamos nos desacomodando, buscando outras referencias, e a idéias de mudar é trabalhosa e por esse motivo muitos profissionais preferem continuar na inalterabilidade, há uma resistência muito grande, a começar pelas escolas com seus gestores, professores enfim no geral é muito complicado.
Acredito que para haver essa mudança é necessário que todos estejam envolvidos, abertos a essa transformação. Pois é complicado para o professor que já este acostumado com seus métodos tradicionais romper, mesmo que seja um método falido que não nos temos retorno.
Pois ao realizar algumas leituras, pode perceber que o que eu já tinha ouvido numa palestra da professora Lea, “precisamos bagunçar para depois arrumar, organizar...”
Antes de qual quer mudança precisamos estar preparados, para que realmente essa mudança aconteça.
Tenho muitas dificuldades em trabalhar com portfólio, mas gostaria de aprender , pois tenho a impressão que o nosso trabalho fica claro e enriquecedor.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t