quarta-feira, setembro 09, 2009


ENEM

Essas informações são muito importantes para todos nós, pois trabalhalhos com jovens. Informá-los é nossa obrigação.

set/2009

Cartilha do Aluno – ENEM
O ENEM ocorre no mês de outubro nos dias 3 e 4 e para você se preparar e tirar dúvidas, preparamos esta matéria com algumas perguntas e respostas que fazem parte da Cartilha do Aluno ENEM 2009.
1- Como é o novo Enem?É um exame composto por redação e quatro provas objetivas, cada uma delas com 45 questões:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias;- Ciências humanas e suas tecnologias;- Ciências da natureza e suas tecnologias.
Será realizado em dois dias, 3 e 4 de outubro (sábado e domingo), simultaneamente, em 1.826 municípios brasileiros. Ao fazer sua inscrição, você escolheu a cidade onde fará a prova.
2 – Por que fazer o Enem 2009?
- Para concorrer a uma vaga nas instituições de educação superior (IES), públicas ou privadas, que adotaram o exame como ferramenta de seleção.- Para concorrer a uma vaga em nível superior pelo ProUni, o Programa Universidade para Todos, que fornece bolsas de estudos em instituições privadas a estudantes que atendem às exigências socioeconômicas.- Para alcançar a certificação no Ensino Médio.- Para concorrer a uma vaga no mundo do trabalho.- Para fazer uma auto avaliação.
3 – Para fazer o Enem o interessado já deve ter decidido o curso ou instituição onde pretende prestar o vestibular?
Não, Só quando for fazer a inscrição para o processo seletivo é que o aluno decide a qual curso que concorrer e em que instituição.
4 – Quais instituições de educação superior irão utilizar as notas do Enem e de que forma?
A lista de IES que utilizarão o Enem como critério de seleção está disponível no portal do MEC (www.mec.gov.br).
Algumas instituições irão utilizar o enem como parte do processo seletivo. Outras irão utilizá-lo como critério único. Essas últimas comporão o Sistema de Seleção Unificada.
5- Se a instituição escolhida for usar a nota do Enem como parte do critério de seleção, como o participante deve proceder?
A instituição deverá decidir e publicar as regras de inscrição e participação em seus editais de seleção.
Ao fazer sua inscrição ao vestibular, informe que fez o Enem e forneça seu número de inscrição do Enem.
6 – Como será a inscrição ao Sistema de Seleção Unificada?
Essa inscrição será feita pela internet, no portal do MEC. As datas serão divulgadas.
Cada candidato poderá concorrer a cinco cursos ou instituições, mas apenas naquelas universidades que adotarem o Enem como única forma de ingresso. Nesse sistema, as universidades informarão quantas vagas têm disponíveis para cada curso, e qual o peso que cada uma das grandes áreas de conhecimento terá na nota final. O participante do Enem 2009 se inscreve no sistema, que calculará sua nota final já com os pesos estabelecidos, e poderá simular inscrição em até cinco cursos ou instituições, durante todo período que o sistema estiver disponível na internet , inclusive fazendo alterações. Ou seja, se ele constatar que naquele curso da universidade onde está pleiteando uma vaga há 50 vagas disponíveis, mas têm 50 pessoas com nota maior que a dele, é melhor procurar outra para escolher como primeira alternativa.
7 - As universidades são obrigadas a utilizar o novo Enem de alguma forma?
Não. As universidades têm total autonomia para escolher qual é a ferramenta de seleção para acesso a seus cursos.
8 – E quem deseja concorrer a uma vaga pelo ProUni?
Não houve nenhuma mudança com relação aos anos anteriores. Os estudantes que quiser participar do ProUni fará sua inscrição, assim que elas forem abertas, no Portal do MEC. O sistema é bem parecido com o Sistema de Seleção Unificado, só que as IES participantes são todas privadas – mas as vagas do ProUni são bolsas integrais ou parciais.
9 – Posso me inscrever no proUni e no Sistema de Seleção Unificada?
Sim, não há qualquer impedimento. Mas lembre-se: só pode concorrer a uma bolsa pelo ProUni aqueles jovens que fizeram todo o ensino médio em escola pública e cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos por pessoa.
10 - Se meu interesse no Enem é ter certificado de conclusão do Ensino Médio, como devo proceder?
Em primeiro lugar, você deve ter pelo menos 18 anos no dia 3 de outubro de 2009. Atendida essa exigência, você pode se preparar em casa, com amigos, em cursinhos, estudar o conteúdo do Ensino Médio e fazer a prova do Enem. Se alcançar a nota mínima exigida em todas as áreas de conhecimento, receberá seu diploma de conclusão do Ensino Médio. E, se desejar, com essa mesma nota poderá concorrer a uma vaga em um curso superior.
11 - É possível mudar meu local de prova?
Não. O local de prova não pode ser mudado sob nenhuma alegação, e o município escolhido no ato da inscrição não poderá ser alterado em nenhuma hipótese. Quaisquer outras dúvidas e/ou informações, favor escrever diretamente para o Enem (enem@inep.gov.br).
12 - Que dia será aplicada a prova e qual será o tempo de duração?
O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de outubro (sábado e domingo). No primeiro dia serão quatro horas e meia. No segundo dia, serão cinco horas e meia de prova.
No dia 03/10/2009 (sábado), das 13h às 17h30, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, cada uma delas com 45 questões.
No dia 04/10/2009 (domingo), das 13h às 18h30, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas tecnologias, cada uma delas com 45 questões. Nesse dia será feita também uma redação.
Atenção
As pessoas que apresentam necessidades educacional especiais e que por esse motivo necessitam de ledor ou outro apoio para a realização do exame terão uma hora a mais para fazer a prova, desde que tenham declarado essa necessidade especial no ato da inscrição.
13 – O que fazer no dia da prova?
Chegue ao seu local de prova com 1h de antecedência. Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados rigorosamente às 12h55, não sendo permitida entrada de nenhum inscrito após esse horário. Lembre-se de que a prova começará às 13h, horário de Brasília.
Leve os seguintes documentos e materiais:
- Documento de identidade que tenha foto;- Comprovante de inscrição- Folha de respostas do questionário Socioeconômico devidamente preenchido;- Lápis preto nº2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia.
Durante a realização das provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou de comunicação entre os participantes, nem a utilização de livros, manuais ou anotações. Tampouco será permitido o uso de máquinas calculadoras e agenda eletrônica ou de qualquer instrumento de comunicação, telefone celular, pager, bip, walkman ou gravador.
Ao terminar a prova, entregue as folhas com as respostas das questões objetivas e a com o desenvolvimento da redação a um dos fiscais da sala. A partir de quatro horas do início da prova, os participantes poderão sair do local do exame, portanto o seu Caderno de Questões. Por motivo de segurança, ninguém poderá se ausentar do recinto de provas antes de decorridas duas horas, no mínimo, do início do Exame.
Não Haverá segunda chamada para a prova, nem sua realização fora da data, horário, cidade e local pré-determinados.
14 - Como proceder no caso de perda ou não recebimento do questionário socioeconômico?
Caso você tenha algum contratempo com seu Questionário Socioeconômico, por favor acesse: www.inep.gov.br/enem, baixe o arquivo, imprima, responda e entregue ao fiscal no dia de sua prova.
O preenchimento do Questionário Socioeconômico não é obrigatório, mas pedimos que não deixe de respondê-lo e entregá-lo, pois é uma oportunidade para demonstrar seus pontos de vista sobre as condições de oferta de ensino que você recebeu e também acrescentar dados importantes sobre a opinião, crenças e valores dos jovens brasileiros sobre várias questões da vida nacional.
15. Como será a prova?
Será composta por testes em quatro áreas de conhecimento:
- Linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação);- Ciências humanas e suas tecnologias;- Ciências da natureza e suas tecnologias;- Matemática e suas tecnologias.
Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científico, cultural ou política.
Atenção: No Manual do Inscrito você poderá ver o conjunto de habilidades exigidas em cada área de conhecimento e os conteúdos específicos do currículo associados a elas.
16 – As questões da prova terão pesos diferentes?
Sim. No cálculo final da nota em cada área, as questões mais difíceis valem mais que as questões menos complexas. E tem outra novidade: a prova não será a mesma para todo participante, haverá oito tipos diferentes. Mas todas as provas terão, no final das contas, a mesma quantidade de questões com diferentes graus de dificuldades.
Explicação técnica: A nova prova do Enem será estruturada na metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), que garante a comparabilidade das notas entre diferentes edições a partir da calibração do grau de dificuldade das questões.
16 – Como será a redação e qual seu peso?
A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Quanto ao peso, as instituições que utilizam as notas do Enem como critério de seleção têm autonomia para definir o peso que darão a cada prova. Já para a seleção ao ProUni, a redação vale 50% da média geral.
17 – Como estudar para o novo Enem? Alunos que já estão se preparando para o vestibular tradicional serão prejudicados?
O novo Enem é estruturado levando em conta os conteúdos do ensino Médio. A inovação é na forma de abordagem desses conteúdos, com foco no conjunto de habilidade que o aluno deve ter ao final do Ensino Médio, e não na mera acumulação de fórmulas e informações desvinculadas da aplicação. Ou seja, uma prova que valoriza mais o raciocínio e não a chamada “decoreba”. Portanto, quem vem se preparando para uma prova tradicional para o novo Enem.
18 – Haverá questões regionais na prova do Enem?
Não. Não serão contempladas questões regionais. O Enem tem caráter e deve garantir iguais condições de participação para estudantes de qualquer lugar do País.
19 - É possível conhecer o tipo de questão do novo Enem?
Sim. O Inep/MEC irá disponibilizar um simulado antes da prova propriamente dita.
20 – A nova prova do Enem vai trazer questões sobre língua estrangeira?
Não. O Enem 2009 não trará questões de língua estrangeira. A partir da próxima edição da prova, que deverá ocorrer em março de 2010, serão incluídas questões de língua estrangeira.
21 – Uma pessoa que não for bem no Enem 2009 terá a chance de fazer outra prova e melhorar a sua nota?
Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos.
22 - Quando sairão os resultados do Enem 2009?
A partir da segunda quinzena de janeiro de 2010, os participantes do Enem 2009 receberão o Boletim Individual de Resultado. As médias serão enviadas via Correios para o endereço indicado na ficha de inscrição.
Na mesma data serão publicados os resultados na página eletrônica do Inep, mas somente poderá consultá-los o candidato que, no ato de inscrição, tiver informado seu número de CPF (não vale o CPF de um dos pais) e tiver cadastrado uma senha de acesso.
Já as instituições de ensino superior que utilizarão o Enem em seus processos seletivos receberão diretamente os resultados das provas de múltipla escolha no dia 4 de dezembro deste ano e o resultado final, incluindo redação, no dia 8 de janeiro de 2010.
23 - O Inep/MEC continuará a divulgar os resultados do Enem por escola?
Sim. Não está prevista nenhuma alteração na divulgação dos resultados dos alunos no Enem por escola.
1

1 comentários:

Magno disse...

valeu pelas dicas agora vou estudar porque estava perdido nos estudos.Curso Mecânica de Motos

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t