terça-feira, novembro 10, 2009


Cópias Descaradas

Cópias descaradas: Maldito copiar e colar!

Publicado em 16/09/2008, 19h20 por Paulo Seikishi Higa
Modificado pela última vez em 28/12/2008, 00h37.

Um assunto meio polêmico entre os bloggers é a cópia descarada integral de textos sem o consentimento do autor do blog original. Por que estou escrevendo sobre isso, sendo que já existem muitos textos sobre o tema? Por causa dos últimos episódios, ocorridos principalmente com o post das 10 principais diferenças entre o Windows e o Linux. E também, claro, para meter o pau em blogueiros (se é que se pode chamá-los assim) sem criatividade que fazem mau uso do atalho mais utilizado por estudantes preguiçosos.

Vejamos o exemplo acima. Encontramos um artigo no TechRepublic, um dos sites afiliados da CNET, denominado 10 fundamental differences between Linux and Windows, muito bom por sinal. O artigo é bem interessante por ser polêmico e render boas discussões nos comentários. Sendo assim, resolvemos contatar o autor (já que havia um link bem visível de contato na página), pedindo permissão para uma tradução livre no texto, com algumas pequenas adaptações. Dito e feito. Uma editora sênior do TechRepublic, Jody Gilbert, nos respondeu autorizando a ação, inclusive com um direito a um “obrigada”, em português, na assinatura do e-mail. Iniciamos a tradução do texto, demorando cinco dias para que fosse concluída (ok, ok, não estávamos com tanta vontade de traduzir). Publicado o texto, como já era esperado, plagiadores filhos-duma-dama-que-troca-favores-por-dinheiro começaram a aparecer.

O problema é que já faz um tempão que o Guia do PC não é licenciado sob a Creative Commons, licença que permite que cópias integrais de textos sejam feitas dando-se créditos ao autor original. Nós inclusive publicamos uma nota rápida sobre uma nova “licença” do Guia do PC, escrita por nós mesmos, para regularizar esse problema das cópias. Infelizmente, não adiantou muita coisa.

Vamos analisar, caso a caso, os três blogs.

Cópia descarada #1

Cópia descarada #1

Cópia descarada #1: Com certeza, o menos pior. Colocou a fonte do Guia do PC no final do texto e até no título (!). No entanto, fez hotlink de imagens, não seguiu nossas “recomendações” e, contatado pelo Guia, não respondeu o comentário.

Cópia descarada #2

Cópia descarada #2

Cópia descarada #2: Quando vi o título do blog, me assustei. É, supostamente, o blog de um telecentro de uma cidade pernambucana. Apesar do link para o texto original traduzido no final do texto, o Ctrl+C foi totalmente descarado, tanto que até o HTML, gerado automaticamente pelo WordPress, foi copiado. Veja:

Cópia descarada #2: O autor copiou até as tags HTML do texto!

Cópia descarada #2: O autor copiou até as tags HTML do texto!

Certamente, nesse telecentro se aprende sobre informática e sobre como se copiar textos de informática. O Brasil está perdido mesmo! Vamos para a próxima.

Cópia descarada #3

Cópia descarada #3

Cópia descarada #3: O pior de todos. Não colocou nenhuma fonte, apenas deixou a parte “Vale lembrar que o Guia do PC obteve autorização…” que deve ter esquecido de remover ao copiar e colar o texto. Se você perceber, a sidebar direita (só tem aquela, aliás) tem vários textos postados no mês. Pode parecer incrível, mas TODOS aqueles textos são cópias, obviamente não-autorizadas. Provavelmente, o ser irracional ainda acha que escreve para algum blog!

Essas três coisas me fazem repensar o conceito de blog; ao que parece, eles estão tomando rumos diferentes. Algum tempo atrás, blogs diarinhos de miguxos eram bem comuns. Eram cheio de scripts, imagens, templates que se resumiam a uma imagem enorme no topo e duas colunas abaixo, mas pelo menos não copiavam conteúdo. Depois, começou a era dos blogs de informática. Que beleza! Uma pessoa cria um blog de informática, se empenha em estudar HTML e CSS e consegue façanhas praticamente impossíveis com poucos recursos num serviço grátis de blog. O menino sai num canal de televisão da rede aberta e, assim, os blogs de informática começam a crescer mais ainda, muitos deles basicamente feitos por adolescentes que apenas repassam conteúdo e tem nomes e descrições cada vez menos criativas (e estes que se enquadram no quesito, provavelmente não ficarão felizes com esta afirmação, mas não dá para agradar a todos, logo…).

Este post serve como desabafo contra seres irracionais que se aproveitam da facilidade de criar blogs em serviços gratuitos, como Blogger ou WordPress, e acham que a internet é uma terra sem lei. Se você é um deles, corra, ainda é tempo! E, se você é um blogger, também irritado com blogs que sujam a imagem da blogosfera, e quer divulgar a “campanha” escrevendo sobre o assunto por um singelo link neste post, envie um trackback para cá. Obrigado!

Blogs que já citaram este post:

Sobre o autor

Paulo Seikishi Higa (301 textos publicados)

Paulo Seikishi Higa. Em meados de 1998, tive meu primeiro contato com a informática, ainda na pré-escola. Sempre fui bastante curioso: sou autodidata e aprendi boa parte do que sei fuçando, detonando e infectando instalações do Microsoft Windows. Atualmente, não utilizo mais antivírus, tenho conhecimentos em XHTML, CSS, programas gráficos (principalmente o Adobe Fireworks), administração de servidores web, e sei me virar bem com os sistemas operacionais Windows e Linux, especialmente as minhas duas distribuições favoritas: o Mandriva e o openSUSE. Estou sempre por dentro das últimas novidades da informática e da tecnologia.


0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t