quarta-feira, julho 15, 2009


Tecnologia

A tecnologia , a sociedade e a escola.

Na era da globalização da economia e do conhecimento, o Brasil convive ainda hoje com uma parcela significativa da população que vive às margens das facilidades e benefícios gerados pela tecnologia.
Mesmo nos dias de hoje brasileiros nunca fizeram uso de um computador jamais acessaram qualquer informação na Internet.
O acesso à tecnologia da informação significa para muitos, em primeiro lugar, o livre exercício da cidadania. Além disso, encurta distâncias, oferecendo às comunidades que vivem afastadas dos grandes centros oportunidades que incluem a educação e a comunicação.
O objetivo é oferecer acesso a tecnologia de informação e comunicação, e informações de conhecimentos disponível em rede, contribuindo para que mais cidadãos brasileiros sejam incluídos socialmente.
Mas vai além. Visa também promover a gestão de recursos das tecnologias para apoiar a ação de professores e alunos, democratizando o acesso, melhorando a qualidade de vida e contribuindo para a melhoria da educação.
Para que isto seja possível, é necessário que as escolas tenham acesso a essa tecnologia computador para todos, computadores de qualidade, é preciso que seja acessível a largas camadas da população, proporcionando acesso à informática e à Internet, por pessoas digitalmente excluídas.
Essa medida contribui diretamente para a redução da desigualdade social e auxiliar no treinamento, capacitação profissional e melhoria da qualidade de vida da população em segmentos de baixa renda.
É necessário um Projeto, promovemos a inclusão digital e social por meio do acesso público e gratuito às tecnologias de informação e comunicação, funcionar como um centro de alfabetização tecnológica, de cidadania, de divulgação da ciência, da cultura e das artes. Escolas públicas, em parceria com estados e municípios. O objetivo é oferecer capacitação e treinamento tanto para o primeiro emprego como para o aperfeiçoamento profissional, e contribuir para a melhoria do ensino público fundamental e médio. Com isso conseguiremos fazer com que a parcela da população excluída se torne agente ativo e participante do processo de desenvolvimento econômico e social do País.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t