segunda-feira, abril 25, 2011


Educar para a compreensão da Arte.

Preparação para as observações no ensino de artes visuais em ensino fundamental e médio:

Nesta semana começaremos a nos preparar para as observações a serem realizadas. O objetivo desta proposta é a reflexão sobre formas de planejamento e ações pedagógicas a partir de situações reais de ensino-aprendizagem.
Cada um de vocês observará aulas de artes visuais ministradas por outro professor/a , observando algumas questões fundamentais para a nossa discussão sobre modos de aprender em artes visuais.
Seria interessante que fossem observadas aulas de artes visuais no ensino fundamental e no ensino médio. Sugiro que a turma seja dividida em dois grupos e que cada grupo observe um dos dois níveis de ensino. Poderíamos dividir conforme a lista, por ordem alfabética. Os alunos de A até a Maria Clara observam o nível ensino fundamental e os outros o nível ensino médio. Porém, se alguém tem dificuldades de acesso em relação a um destes níveis poderia escolher o mais acessível.

A observação deverá considerar quatro aspectos principais:


1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma:
Nível de ensino, tipo de escola (rede, rural, urbana...), número de alunos, faixa etária, perfil geral da turma, nível de motivação...


2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a (sem citar nome):
Formação, tempo de atuação, formas de relacionamento com alunos, forma de trabalho (princípios, referências) pelo que é possível perceber na observação...



3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis:
Características do espaço físico, tipo de sala, móveis, materiais e recursos disponíveis, presença de imagens na sala (quais?), periodicidade das aulas de artes...



4. Observação da situação de ensino-aprendizagem:
Descrição da proposta da aula, análise dos elementos que fizeram parte da aula, interação entre alunos e professor/a no desenvolvimento da proposta, percebe-se que houve planejamento?, adequação da proposta (Funcionou? Proporcionou a construção de conhecimento? Por que?)...

Estas sugestões de aspectos a observar, em cada um dos quatro pontos, podem ser acrescidas de outras que forem julgadas pertinentes e interessantes no momento da observação.


Atenção: este não é um trabalho de entrevista, mas de observação. Procurem coletar os dados apenas a partir do que vocês observarem, interagindo o mínimo possível com professor/a e alunos.

O resultado desta observação e reflexão realizada a partir dela deverão ser apresentados em momento posterior (Semana 11).

Está prevista a entrega de um relatório, contendo o que foi observado em relação aos quatro pontos solicitados e com um texto reflexivo após esta parte mais descritiva. Nesta reflexão pessoal deverá ser apresentada uma análise com base nas reflexões teóricas que estamos realizando, com vistas à questão de como se aprende arte e o que é importante considerar quando planejamos nossos programas de ensino e aulas de artes visuais.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t