segunda-feira, abril 25, 2011


O Ensino de Arte Contemporânea em Escola do Município de São Lourenço do Sul

A Arte Contemporânea trabalhada na escola, propicia situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confronto de idéias que só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda, é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço para a grande maioria dos alunos brasileiros e gaúchos, do que qualquer período histórico da arte, e que, portanto, não pode ser desperdiçada.

Foi possível verificar na escola analisada o ensino de conteúdos relativos à arte contemporânea, mais enfaticamente sobre a Bienal do Mercosul. No entanto as professoras relatam que não intensificam esses estudos por questões que vão da falta de formação na área, a um contato mais próximo com a produção contemporânea em arte. A própria diversidade de proposições da Arte Contemporânea, e a concentração de eventos do gênero em cidades maiores, tornam-se uma barreira para a sua melhor compreensão a uma grandiosa parcela do público, mesmo que esta situação venha sendo diminuída aos poucos. A Bienal do Mercosul, segundo relatos das professoras, se torna um exemplo importante. Para o caso estudado, influenciou na forma de abordagem da Arte Contemporânea, a divulgação por parte de variados veículos da mídia, que sem isto, a experiência de analisar a produção contemporânea em sala de aula se tornaria bem menos exeqüível, já que a dificuldade com bibliografia e material didático também foram relatadas.

Ainda assim o fato de professoras de arte não virarem as costas ao que está acontecendo na própria região em termos de manifestações do gênero, mostra-se um dado bastante positivo.

*Professor de História da Arte IAD/UFPel, coordenador do Pólo Arte na Escola IAD/UFPel. roberto.heiden@yahoo.com.br

1

1 comentários:

samuca disse...

Olá, me chamo Samuel Rodrigues, sou aluno de artes visuais licenciatura.
estou terminando de escrever o meu tcc, e tem uma fala nesse artigo: O Ensino de Arte Contemporânea em Escola do Município de São Lourenço do Sul.
estou trabalhando a importancia da arte contemporânea no ensino básico e achei que seu artigo tem pontos relevantes para minha pesquisa.
mais estou com dúvidas sobre a referência. você poderia me passar o artigo completo, ou me passar pelo menos alguns dados como:
o ano(parece que é desse ano)
a página desta parte: A Arte Contemporânea trabalhada na escola, propicia situações diversas de ensino: provoca o olhar do aluno, tem a capacidade de gerar discussões e confronto de idéias que só vêm a contribuir para sua cultura e senso estético, e ainda, é uma realidade mais próxima no tempo e no espaço para a grande maioria dos alunos brasileiros, do que qualquer período histórico da arte, e que, portanto, não pode ser desperdiçada.
estou pensando em colocar essa parte como citação, mais preciso desses dados.

Att.
Samuel Rodrigues
Artes Visuais Licenciatura
Faculdade de Artes Visuais
Universidade Federal de Goiás

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t