quarta-feira, junho 22, 2011


Observações das aulas.

1. Identificação do nível de ensino e características gerais da turma
A turma que observei é um 6º do ensino fundamental de uma Escola da rede municipal do município de Santo Antônio da Patrulha – RS. Está situada na zona urbana. Tem 159 alunos divididos em dois turnos de atividades.
A turma é homogênea, composta de 21 alunos com idades entre 10 e 12 anos, sendo 09 meninas e 12 meninos.
2. Aspectos relativos à formação e atuação do/a professor/a
A professora responsável pelas aulas de Arte-educação tem formação em História. Leciona há 18 anos.
A professora mostra-se bem tranqüila, demonstra interesse pelas atividades com os alunos que participam com bastante interesse em suas aulas.
Pelo que observei, a professora de arte-educação realiza seu planejamento com base em datas comemorativas, realiza um trabalho bem interessante a respeito de linhas, formas, cores e alguns textos interessantes sobre os grandes mestres da pintura.
3. Caracterização do espaço de trabalho e recursos disponíveis
É uma turma calma e muito bem distribuída na sala de aula. Os alunos sentam-se em semicírculos os móveis são adequados aos alunos assim como a mesa para a professora. Na sala possuí um quadro verde fixo. Tem dois ventiladores e bem iluminada com janelas basculantes, todas as janelas possuem cortinas que evitam a claridade vinda da rua que reflete no quadro impedindo que as crianças tenham uma boa visão. Na sala tem um armário, que é dividido entre os dois professores do turno manhã e tarde. Tem um armário para guardar materiais didáticos.
A aula é um período de uma hora aula por semana. Não existe um espaço específico para as aulas de artes, funciona na mesma sala que as outras disciplinas e uma sala de laboratório.
O aluno tem um caderno de desenho e outro para registro de conteúdos das aulas.
As imagens que tem na sala são de cartazes referentes de aniversariantes, números, calendário e ajudantes do dia. (a tarde funciona uma turma do 2º ano).
4. Observação da situação de ensino-aprendizagem

1º dia de observação (quinta-feira) 2º período: Neste primeiro dia de observação a proposta de trabalho era a confecção de cartões para o dia das mães. A professora solicitou que eles criasse uma fotografia de sua mãe folha de ofício dobrada e que no meio fizessem uma poesia para sua mãe. Percebi que não havia feito planejamento para a atividade, pois os alunos não tinham material para colorir. Alguns criaram dobraduras com a folha de diferentes formas ela participava ativamente com aluno e ajudava nas dobraduras, pois achei a postura da professora muito adequada auxiliando nas dobraduras. Enquanto eles iam fazendo o cartão a professora retirou do seu armário um aparelho de som, que eles trouxeram seus CDs para ouvir durante o período de aula de artes. Quando finalizaram a atividade de enfeitar o cartão então ela propôs ao grupo que também escrevessem o nome de suas mães. Apesar da aula não ter sido planejada e de certa maneira simples, percebi que os alunos apreciaram fazer a atividade mostravam para seus colegas. Mesmo com a escassez de materiais ficou muito bonito.
2º e 3º dia de observação (quinta-feira) 2º período: (as aulas foram realizadas em dias diferentes, apenas dando continuidade a mesma atividade. A professora entrou para a sala, os alunos fizeram uma festa. Estavam bastante agitados. Demoraram a se organizarem nas mesas e nos grupos. Depois de aproximadamente 15 minutos conseguiram ouvir a professora, que era confeccionar cartões postais, com lugares que eles já conheciam para enviar para um amigo. Ela levou alguns modelos de cartões postais. Os alunos tinham que alguns modelos de tamanhos diferentes. Eles adoraram fazer a atividade, todos queriam participar. A professora ajudou muita deles a cortar, pois a tesoura que levaram não era própria para o corte. No papel cartaz, alguns não conseguiam recortar então aquele do grupo que melhor recortava o material ficou responsável pelo serviço de recortar. Fizeram um belo trabalho em equipe e a professora sempre disposta a ajudá-los quando solicitavam. Para essa atividade é claro a professora necessitou mais duas aulas para o termino dessa atividade com eles depois, ela ajudou também alguns grupos.
Análise crítica das aulas observadas
Após esses dias de observação na sala de aula, pude observar que, quando há planejamento e se trata de uma atividade prazerosa os alunos respondem mais as nossas expectativas. Embora as atividades desenvolvidas não tenham sido a meu ver de construção do universo da arte, foram mais artesanais, referentes ao Dia das Mães, os alunos ficaram bastante empolgados por terem confeccionado os cartões para as mães, eles se empenharam, se organizaram e conseguiram desenvolver a atividade proposta. Penso que poderiam ter sido uma aula mais envolvente, quando o professor se prepara melhor e se organiza com seus alunos as futuras atividades, mas foi muito interessante ver que eles se entregam e gostam das aulas de artes com a professora, que não tem formação adequada, mas se empenha no que faz. Observei que muitos foram criativos em elaborarem desenhos representando as suas mães através da criação da imagem dela, uns usaram cores fortes, enquanto outros escreveram sentimentos fortes em relação a figura materna, colocaram sentimento na atividade.


0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t