Carolina dos Santos Maiola – FURB
Fabiana Maciel Jacobus Boos - FURB
Tatiana dos Santos da Silveira – FURB
Resumo: A pesquisa apresentada, desenvolvida com educandos cegos e professores de
artes de escolas públicas municipais de Blumenau, buscou refletir sobre como se dão os
sentidos e as ações de inclusão de alunos cegos e professores nas aulas de artes visuais.
A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista
semi-estruturada e, como aporte teórico, as obras de Mittler (2003), Stainback e Stainback
(1999), Puccetti (2005) e Ballestero-Alvarez (2003). A análise os resultados permitiram
visualizar que as relações inclusivas entre os alunos se deram a partir da convivência com
as diferenças, e que para trabalhar as artes visuais com educandos cegos, é fundamental
que ocorram mudanças, principalmente aquelas que dizem respeito à construção humana
sensível das pessoas.
Palavras-chave: Inclusão, Artes visuais, Deficiência Visual.
http://www.anpap.org.br/2008/artigos/090.pdf
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