sábado, agosto 01, 2009


ALUNOS CEGOS E ARTES VISUAIS: INCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Carolina dos Santos Maiola – FURB
Fabiana Maciel Jacobus Boos - FURB
Tatiana dos Santos da Silveira – FURB
Resumo: A pesquisa apresentada, desenvolvida com educandos cegos e professores de
artes de escolas públicas municipais de Blumenau, buscou refletir sobre como se dão os
sentidos e as ações de inclusão de alunos cegos e professores nas aulas de artes visuais.
A pesquisa, de cunho qualitativo, teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista
semi-estruturada e, como aporte teórico, as obras de Mittler (2003), Stainback e Stainback
(1999), Puccetti (2005) e Ballestero-Alvarez (2003). A análise os resultados permitiram
visualizar que as relações inclusivas entre os alunos se deram a partir da convivência com
as diferenças, e que para trabalhar as artes visuais com educandos cegos, é fundamental
que ocorram mudanças, principalmente aquelas que dizem respeito à construção humana
sensível das pessoas.

Palavras-chave: Inclusão, Artes visuais, Deficiência Visual.

http://www.anpap.org.br/2008/artigos/090.pdf
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t