segunda-feira, agosto 03, 2009


Filosofia x Educação


Filosofia e a Educação

A filosofia na educação tem um grande papel, que é levar o professor a questionar até onde sua formação, a pedagogia trabalhada em sala de aula, esta adequada ao desenvolvimento, crescimento intelectual do aluno, podendo questionar- se.
Acredito que a filosofia tem sido de grande importância, para que o professor busque seu aperfeiçoamento, com isso nossos alunos só têm a ganhar, pois professores mais preparados para enfrentar o dia a dia.
A educação tem a necessidade de ter o apoio de todos, através da filosofia os professores tem a sensibilidade de ver onde podemos mudar buscar mais conhecimentos, que só vem contribuir com o crescimento profissional e o melhor é que nossos jovens ganham.
É necessário que o professor, os pais, comunidade escolar e toda sociedade acorde, que os tempos são outro, se quisermos jovens bem informados, precisamos urgente de mudanças.
No texto uma frase me chamou atenção “Uma sociedade é formada de uma multiplicidade de experiências e conhecimentos, nela todos exercem um papel educador e todos estão em processo de se educarem. Concebe-se, portanto, educação como processo permanente de desenvolvimento social”.(Libâneo)
Portanto não há limitada é necessário continuar a buscar, a refletir sempre, a educação vai sempre evoluindo. Precisamos estar sempre atualizados.
Ao ler este trecho, fiquei assustada em pensar que essa era a realidade da educação “educação vale citar um episódio real contado por uma pessoa que contava sobre o dia em que voltou da escola, ainda muito pequena, e o pai lhe pergunta se ela já aprendera a escrever seu próprio nome; contente, quis agradar ao pai mostrando sua nova habilidade; para sua surpresa o pai diz a ela que não precisa mais ir à escola, pois menina só precisa saber escrever o próprio nome para cuidar da casa e dos filhos quando casar. Se essa mentalidade foi comum num momento de nossa história, hoje em dia está fadada a extinguir-se (aliás, já deveria estar extinta há muito tempo).”
Podemos dizer que hoje a educação é precária, mas temos profissionais que tem a consciência de que podemos transformar a sociedade.







0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t