sábado, agosto 01, 2009


Professor: ESTER TEIXEIRA OKITA

Informações da Experiência Educativa:
Relato: O presente projeto é resultado de um trabalho interdisciplinar que partiu do plano de intervenção pedagógica do projeto PDE desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Júlio Teodorico em Ponta Grossa, PR, que teve como público alvo os alunos dos 1ºs , 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio. A interdisciplinaridade ocorreu entre as disciplinas de artes, história e língua portuguesa. Tendo como trabalho intitulado: “Uma vivência da cultura africana e afro-brasileira na escola”, o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE proporcionou aos professores por eles selecionados da Rede Estadual de Ensino do Paraná, uma análise reflexiva de suas práticas pedagógicas, bem como, uma oportunidade de produzir propostas de trabalho e material didático com temas educacionais relevantes no cotidiano escolar. O tema gerador foi a partir da importância de se trabalhar a Lei 10.639/2003, a qual tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na Rede de Ensino Brasileiro. A diversidade cultural deve permear as discussões na área educacional e na composição das diretrizes curriculares das diferentes disciplinas principalmente no que diz respeito à cultura negra e a sua contribuição para a formação da cultura brasileira. Nessa perspectiva, a educação é considerada um veículo privilegiado no processo da inclusão social. A educação é essencial ao processo de transformação da sociedade cabendo à escola estimular a construção de valores, hábitos e comportamentos que contribuam de forma democrática e comprometida para a formação integral do ser humano. Ter direito e acesso a uma educação de qualidade é condição básica para usufruir de bens e serviços coletivamente construídos e disponíveis na sociedade. Historicamente, os movimentos sociais, que estão ligados a população afro descendente, têm-se empenhado pelo direito à educação com vistas à transformação da realidade social do país. Nesta ótica desenvolveu-se um trabalho de educação positiva através da disciplina de Artes, aliada a História e Língua Portuguesa, tendo relevância o ensino da arte neste contexto. A Arte oportunizou aos alunos trabalharem as linguagens: artísticas visuais, teatro, música e dança. O trabalho proporcionou grande desenvolvimento cultural, houve uma integração expressiva entre os alunos, inclusive resgatando a autoestima e o prazer de vir para a aula. Acredito que, a diversidade de trabalhos que foram realizados em etapas e por todas as séries do ensino médio, teve como resultado o envolvimento com comprometimento nos trabalhos artísticos e levaram aos alunos a uma reflexão sobre a união dos povos, sem distinção. Foram confeccionadas máscaras de três estilos: argila, gase engessada, e jornal (Papel Machê). A cada etapa da confecção de uma máscara era passada por séries: exemplo o 2º ano confeccionou os aramados das máscaras, o 1º ano recortou o jornal e colaram os pedaços, já o 3º ano pintou as máscaras e, depois retornava novamente para acabamentos finais. Portanto o trabalho foi coletivo, assim também ocorreu com a produção das bijuterias feitas com macarrão, pintados a guache e montados com fio de nylon e com os instrumentos musicais de percussão, os tambores foram feitos com sucatas de massa para texturização, os quais foram pintados com motivação da África e suas tampas para desenhar e pintar com tinta acrílica e verniz a base de água, fazendo uma releitura de um artista africano. Na apresentação teatral do Boi Bumbá peça da “Catirina e do pai Chico o boi foi decorado com flores de feltro e lantejoulas, encenando o folclore nordestino. Foi realizado uma performance no Tributo à Clara Nunes com a música Iansã cadê Ogum, na música os instrumentos musicais foram confeccionados nas aulas de arte deram ritmo a apresentação da aluna que se caracterizou e da aluna que personificou Iansã explorando a dança dos orixás. Foi um momento muito significativo na prática pedagógica, constatando que a arte tem um poder transformador. Devido à qualidade dos trabalhos realizados pelos alunos a produção artística culminou com uma feira cultural com programação de dois dias, realizados nos dias 03 e 04 de novembro de 2008, tendo a seguinte programação: dia 03 palestra e debate com membro do Movimento Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, com a temática “Ser negro nos dias atuais e suas implicações” proferida por José Luis Teixeira. Os alunos em seguida dirigiram-se as salas de aula para assistirem nas TVs- Pendrive aos filmes: O jardineiro fiel, Amistad, Diamantes de Sangue e Hotel Ruanda. No dia 04 de novembro o evento intitulado “Uma vivência da cultura afro – brasileira na escola” deu seu prosseguimento em grande estilo, com abertura da exposição dos trabalhos dos alunos sob a minha coordenação. Na sequência ocorreram diversas apresentações culturais realizadas pelos alunos. Nesse X º Prêmio Arte Cidadã optamos em relatar a nossa ação pedagógica nas Artes Visuais, até porque o impacto visual tornou o momento mágico pela sua estética chamando atenção do público presente. Misto de criatividade de orgulho, de brasileiridade e interatividade pairava no coração e mente de nossos alunos a cada apresentação realizada por eles orgulhosos de estarem vivenciando um momento diferente na escola e representando um pouco da nossa história brasileira, que tem um é “pezinho na África...” Assim, o projeto interdisciplinar “Uma vivência da cultura afro - brasileira Na escola” foi de grande aprendizado cultural tanto para os alunos que se engajaram com a proposta, quanto aos professores de diversos seguimentos, mas que objetivaram em comum o “aprender a aprender”. A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo” (Nelson Mandela). “Ninguém pode conhecer a cultura de um agrupamento humano ou de um país sem conhecer sua história e sua Arte. É, portanto, em primeira instância, uma razão cultural que nos leva a estudar a Arte. Arte é o coração do corpo-cultural” (Ana Mae Barbosa).

http://www.artenaescola.org.br/premio/professor_visualizar_dados_projetos.php?id_prof=270
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