segunda-feira, maio 02, 2011


Tarefa da semana-05

SEMANA-05

30 de abril a 06 de maio


Tendências pedagógicas e o ensino de artes - panorama histórico

Neste módulo de nossos estudos realizaremos uma breve pesquisa sobre alguns aspectos da história do ensino de artes visuais no Brasil. Qual o objetivo deste estudo?

Diz Ana Mae Barbosa:
"É fundamental conhecer a história do ensino de arte para perceber a realidade atual e lidar criticamente com ela."

Desejamos, pois, responder às seguintes questões:
- Até que ponto nossas ações no ensino de artes estão demarcadas pelas experiências anteriores?
- Qual a contribuição de cada período histórico para o nosso pensamento em educação e arte?

Conforme Ana Mae Barbosa é preciso unir a consciência histórica e a reflexão crítica para construir práticas e teorias que atendam à realidade atual e que possibilitem a aquisição de conhecimentos em arte.
Considerar a área de artes como área de conhecimento é algo relativamente novo em nossa história. E é o enfoque que a área recebe a partir da nova legislação da educação.

Em nossa história há uma sucessão de diversos modos de conceber o processo de ensino-aprendizagem em arte. O ensino de arte está relacionado com os diferentes modos de conceber processos educacionais, de maneira geral. E também se relaciona com os próprios modos de conceber arte e processos de criação artística.

De acordo com FERRAZ e FUSARI (Metodologia do Ensino de Arte, constante na bibliografia), há duas vertentes principais entre as tendências pedagógicas:
1. A idealista-liberal:
"A educação por si só garante a construção de uma sociedade democrática e igualitária". Fazem parte desta tendência as escolas tradicional, nova e tecnicista.
2. A realista-progressista:
Surge nos anos 60. Acredita no poder da escola, especialmente a escola pública, no processo de conscientização do povo, no sentido de ocasionar transformações no instituído. Fazem parte desta vertente as escolas libertadora, libertária, crítico-social dos conteúdos e construtivista.

Estudaremos de que maneira o ensino de artes foi pensado e praticado em cada uma destas tendências formando seis grupos de estudo, que serão subdivididos em pequenos grupos para facilitar o trabalho:
Grupo 1: Escola tradicional
Grupo 2: Escola nova
Grupo 3: Escola tecnicista
Grupo 4: Escola libertadora e escola libertária
Grupo 5: Escola crítico-social dos conteúdos
Grupo 6: Escola construtivista
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Os seis grandes grupos de estudo se subdividirão em grupos menores , de quatro a cinco participantes. Cada grupo vai elaborar uma apresentação de slides em PowerPoint sobre a escola estudada para ser apresentada em forma de seminário.
Os grupos se organizarão por escolha livre, compondo-se de 4 ou 5 pessoas e inscrevendo-se em uma das seis tendências pedagógicas indicadas. Porém devem observar que pode haver no máximo 3 grupos em cada tendência. O espaço para as inscrições dos grupos é o fórum deste módulo, que já está dividido em seis tópicos, conforme as seis tendências.

O material de pesquisa deverá ser buscado na internet ou na bibliografia do plano de ensino. Algumas autoras que tratam desta questão: Ana Mae Barbosa, Fusari e Ferraz, Mirian Celeste Martins, Rosa Iavelberg.

Aspectos a pesquisar:
- Caracterização geral da escola e enfoque principal para a metodologia do ensino de artes no período.
Reflexão a partir da pesquisa:
- O que permanece presente desta forma de concepção do ensino no contexto atual, considerando principalmente o ensino de artes visuais?
- Podemos aprender algo desta escola?



Atenção! Os grupos deverão se inscrever em cada uma das escolas pedagógicas ou tendências livremente, no fórum abaixo, não sendo mais conforme a sugestão anterior. Observem que em cada uma das tendências deverá haver três grupos de 4 ou 5 pessoas.

Teremos esta e a semana seguinte para trabalhar nesta tarefa.
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