sábado, julho 09, 2011


ARTE E OS ADOLESCENTES E JOVENS

"O professor precisa entender os pensamentos, angústia, anseios, valores e preferências de sues alunos adolescentes e jovens, assim conhecendo-os na sua realidade, ao planejarmos nossas aulas, com conteúdos direcionados a estes, será produtivamente absorvido e de real aprendizagem". Na opinião de Furtado.


O sujeito tem sua própria história e é a partir dela que reflete a realidade. Assim, para que ocorram mudanças, determinadas historicamente, mas como processo subjetivo, não basta o processo de assimilação através da linguagem e do pensamento (entendidos como sendo sempre mediados pelos sentimentos), seria simplista afirmar que a apropriação das determinações por parte do sujeito, a sua apreensão racional, é suficiente para a ocorrência do processo de re-significação, ou de transformação dos sentidos.(FURTADO, 2001).

A partir da vivência dos alunos jovens, que nesta fase estão construindo sua identidade pessoal e também preocupada com sua inserção na sociedade, ocorrendo, neste momento, grandes transformações, tanto física, quanto de liberdade de escolhas e a sua própria visão de mundo. Neste momento no Ensino de Arte, deve-se explorar o máximo do potencial de seus alunos adolescentes e jovens, levando-os a realizar descobertas sobre o mundo que o rodeia e a si próprio, possibilitando novas experiências, desenvolvendo aptidões onde lhe darão segurança sobre si para enfrentar o mundo dos adultos.
Entender os adolescentes e jovens no seu contexto é estar diante de vários desafios, idéia de beleza ditada pela mídia, consumismo exagerado de produtos, vícios, descriminação, necessidade de se afirmar em um grupo, de sentimentos confusos, sensibilidade aos extremos, regras a serem quebradas, questionam normas e valores.
Ao contextualizar a Arte entre adolescentes e jovens, mostrando que ela está inserida no cotidiano e faz parte do processo histórico de cada povo refletindo padrões sociais, sentimentos, informações por meio de diferentes linguagens Artísticas, resultando em trabalhos artísticos expressivos, de forma mais prazerosa e cheia de vivências pessoais, onde se posicionará de forma crítica sobre seu trabalho e de seus colegas.



0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t