sábado, julho 09, 2011


Ideia para situação de aprendizagem

Plano de aula:

Objetivo:
Estudar sobre a biografia e a técnica de Van Gogh. Entender a diferença entre a releitura de uma obra e a cópia. Discutir sobre os diferentes pontos de vista em relação à obra e a personalização que cada um dá a releitura.

Duração das atividades: 4 horas aula.

Espaço Físico para desenvolver as aulas:
Desenvolver as atividades em sala de aula e a sala de informática com auxílio de Internet.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
O que é uma obra de arte? A importância de uma produção artística e sua relação com a subjetividade. Estratégias e recursos da aula.
Orientações: A proposta consiste em uma releitura da Obra de Van Gohn, um texto pode ter diferentes pontos de vistas, assim como uma obra de arte. Quanto mais repertório sobre arte o aluno possui, maior será sua capacidade de criação.
É importante diferenciar para o aluno uma releitura e uma cópia da obra. Reler uma obra é atribuir um significado pessoal do olhar do artista.
A biografia e o estudo da técnica do artista devem ser para contextualizar a obra e a mensagem do artista.
Dialogar com os alunos sobre a releitura não precisa necessariamente ser na mesma expressão artística, por exemplo, poderia se fazer uma releitura desta obra através de escultura, fotografia, etc.
1. Apresente a obra aos alunos e peça para os alunos compartilharem a primeira impressão que têm;
2. Discuta os diferentes pontos de vista.
3. Chame a atenção para as características da obra, as pinceladas, as cores utilizadas, pergunte aos alunos se eles reconhecem o estilo ou autor da obra.
4. Leva uma foto do artista Van Gogh e contar a história do autor (Biografia). Para ajudar na pesquisa, consultar alguns sites.
http://www.suapesquisa.com/vangogh3/

http://alisenao.blogspot.com/2008/10/obra-viva-de-van-gogh.html

http://www.professordehistoria.com/vangogh.htm

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u426099.shtml

http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_vangogh.html

http://obviousmag.org/archives/2007/09/as_10_pinturas.html

5. Converse sobre a época, os costumes, quem eram os artistas importantes, que tipo de arte era valorizado. Para enriquecer traga obras dessa época, assim o aluno pode entender o valor da contribuição de Van Gogh, o quanto ele inovou.
6. Faça uma visita virtual aos sites de Van Gogh.
7. Peça novamente para os alunos olharem para a obra e destacarem o que percebem de novo, após conhecer o contexto em que ela foi feita.
0

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t