sábado, julho 09, 2011





AVALIAÇÃO CONFORME HERNANDEZ E OUTROS TEÓRICOS.



O processo avaliativo em Artes Visuais deve ser realizado de forma processual e mediadora, onde sejam contempladas várias etapas de cada ação da Proposta Triangular trabalhada. Para isso, o diálogo entre a arte/educador e os estudantes é fundamental, para que estes possam acompanhar e participar ativamente desse processo, sugerindo também novos direcionamentos para o mesmo. Sobre isso, os PCNs para o Ensino Fundamental, nos orientam sobre a participação dos estudantes no processo de avaliação, quando sugere:


Dessa forma, podemos concluir que, pelo diálogo, novas construções vão sendo erguidas, possibilitando ampliação dos processos de correlação artística e estética; e possibilitando também a ampliação na forma de conhecer e perceber sua própria produção e a produção do outro. Também os PCNs nos esclarecem sobre a avaliação em Artes quando apresenta a concepção de avaliação. Principalmente no que se refere à avaliação como elemento para repensar e propor novas ações para o estudante. Mas, é preciso considerar a avaliação como instrumento que leve o educador a repensar sua prática, “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Paulo Freire


Nesse sentido, rever todo o processo de avaliação adotado pode levar o arte/educador a propor e ressignificar os caminhos planejados, adotando novos percursos ou seguindo e avançando no percurso escolhido, a partir da reflexão sobre o que foi ensinado, como foi ensinado e como os alunos aprenderam. Segundo os PCNs, a avaliação que o educador faz do processo pode levá-lo a observar seu modo de ensinar e a criar novas estratégias e novas orientações didáticas para a sua prática.


Hernández alerta que não basta o tema ser "do gosto" dos alunos. Se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos, nada feito. "Se fosse esse o caso, ligaríamos a televisão num canal de desenhos animados", explica. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões. Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode ou não ser interdisciplinar. Antes, defina os problemas a resolver. Depois, escolha a disciplina. Nunca o inverso.


A conclusão pode ser uma exposição, um relatório ou qualquer outra forma de expressão.


É importante ainda frisar que há muitas maneiras de garantir a aprendizagem. Os projetos são apenas uma delas. "É bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações", explica Hernández.






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